A Macrobiótica e Os Três Pilares do Bem-Estar (5)
- Joaquim Reis
- 1 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Anteriormente, ao referimo-nos ao triângulo dos três pilares, associámos ao vértice do topo o que é não fÃsico, a Espiritualidade, e aos vértices da base, o que é fÃsico, a Alimentação e a Actividade, como se mostra na Figura 1.

Figura 1- O que é fÃsico e o que não é fÃsico nos três pilares.
No entanto, além de o fÃsico e o não fÃsico serem parte de um mesmo todo, não existe uma separação definida entre o que é fÃsico e o que é fÃsico. Na realidade existe um continuum entre o que é estritamente não fÃsico e o que é estritamente fÃsico e isso podemos constatar tanto do lado da Alimentação como do lado da actividade.

Figura 2- Vários nÃveis de actividade e de alimentação nos três pilares.
É isso que se ilustra na Figura 2, fazendo uso de alguns exemplos sugestivos. No triângulo da Figura 2 mostra-se, do lado da Actividade, um continuum de várias formas de actividade, desde o tipo de actividade mais fÃsica, mais pesada, de movimento contra a gravidade (e.g., com cargas), até à actividade mais leve, menos fÃsica. Do lado da Alimentaçõ, mostra-se também um continuum de formas de alimentação desde a mais fÃsica até à menos fÃsica e incorpórea.

