A Macrobiótica é essencial, mas não suficiente para criar a paz no Mundo
- Virgílio Azevedo
- há 6 dias
- 3 min de leitura
Reflexões e Meditações sobre a Criação da Paz Mundial - PARTE 1

PHIYA KUSHI
Publicado a 12 de dezembro de 2025 em https://phiya.substack.com/
Se definirmos a Macrobiótica como o estudo e a compreensão da nossa relação com a Natureza e o Universo, visando o domínio da própria saúde e destino, então ela é, sem dúvida, um alicerce essencial e o primeiro passo para criar não apenas a paz interior, mas também a paz entre nós.
Uma pessoa que sofre física, mental e espiritualmente é incapaz de criar a paz mundial e precisa primeiro de aprender a curar-se e a encontrar a sua própria paz interior. A cura pessoal dá-se ao assumir o controlo e o domínio sobre o que escolhemos ingerir e ao gerir o estilo de vida que escolhemos levar, que é a forma como gerimos a nossa relação com a Natureza e o Universo – também conhecida como a prática da Macrobiótica.
Por conseguinte, esta compreensão e domínio pessoal tornam-se o primeiro e mais importante passo para alcançar qualquer forma de paz, seja ela interior ou exterior. Esta tem sido a premissa da abordagem de Michio Kushi à criação de um mundo pacífico. E é por isso que dedicou a sua vida a difundir a filosofia e a prática da Macrobiótica.

Pode também ler o seu livro de 1986, "Um Mundo Pacífico".

No entanto, também é claro que a paz mundial, por definição, envolve especificamente as nossas relações uns com os outros. Enquanto a paz interior diz respeito à nossa relação com a Natureza e o Universo, a paz exterior envolve a gestão das nossas relações contínuas uns com os outros.
Uma pessoa pode encontrar a paz interior e a felicidade tornando-se um eremita, vivendo sozinha num local remoto e em estreita harmonia com a Natureza. Contudo, criar paz entre nós exige que nos envolvamos ativamente uns com os outros. Embora possamos encontrar alguma paz interior ao gerir a nossa relação com a Natureza, o que envolve controlar o que comemos e como vivemos, também precisamos de descobrir como gerir as nossas relações uns com os outros.
Por outras palavras, embora a paz interior através da Macrobiótica seja fundamental para manter e desenvolver a nossa saúde física, mental e espiritual e para lançar as bases para uma interação pacífica com os outros, também precisamos de aprender a interagir melhor com os outros de uma forma que promova a paz e a felicidade entre todos nós.
Desta forma, embora a Macrobiótica seja essencial como forma de criar a paz interior como fundamento para uma sociedade saudável, não é suficiente para criar a paz exterior, a paz mundial.
Como podemos criar paz entre nós enquanto encontramos a nossa própria paz interior? Fazemo-lo examinando e aprendendo como nos relacionamos e comunicamos uns com os outros. Por outras palavras, devemos estudar, aprender e aplicar a nossa compreensão do Yin-Yang à arte e à ciência da comunicação e da linguagem.
Na PARTE 2 deste artigo, a publicar em breve, analisaremos como comunicamos uns com os outros, onde falhamos e onde temos sucesso, e como uma melhor compreensão da linguagem e da comunicação nos pode ajudar a gerir as nossas relações para a construção de um mundo pacífico.





Excelente artigo, muito oportuno!