Opostos e Complementares (3)
- Joaquim Reis
- 5 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
As forças yang e yin, que descrevemos anteriormente influem na constituição, ou estrutura, dos seres vivos no planeta (ver Figura 1).

Figura 1-
yang - tendência contractiva, força em direcção ao solo, força do céu (gravidade, carga electromagnética);
yin - tendência expansiva, força em direcção ao céu, força da terra (força centrífuga, forças telúricas).
Por exemplo, na constituição das plantas. Uma influência predominante da força yang origina plantas que crescem mais para baixo, gerando estruturas em que predomina a raiz. Estas plantas são, em geral, mais contraídas, mais robustas e resistentes. Isto acontece tipicamente em climas mais frios, em zonas mais perto dos polos. Uma influência predominante da força yin origina plantas que crescem mais para cima, gerando estruturas em que predominam caules e folhas, mais expansivas e diluídas. Isto acontece tipicamente em climas mais quentes, em zonas mais perto do equador ou dos trópicos.
Mesmo em climas semelhantes verificam-se variações na influência daquelas forças em plantas diferentes. Veja-se a Figura 2.

Figura 2- Estrutura das plantas de acordo com as forças yang e yin (representados por um triângulo assente na base e outro ao contrário). Das plantas que podemos tomar como alimentos, as mais compactas e que crescem mais para baixo no solo, como bardana, cenoura e outros vegetais de raiz, são mais yang. As que são mais expandidas e crescem ao nível do solo, como cebola ou abóbora, são mais equilibradas. E aquelas que crescem mais para cima do solo, como a couve, são yin. As árvores de fruto, que crescem ainda mais para cima, são ainda mais yin.
Aquela influência verifica‑se igualmente nos animais e, claro, nos seres humanos. Um efeito similar, embora não tão linearmente evidente, ocorre também nos seres humanos. Os nativos de zonas mais próximas dos polos têm, em geral, uma compleição mais robusta e são mais baixos, não apenas porque viveram lá por muitas gerações, mas porque consumiram sempre alimentos que lá se encontravam, por si só alimentos mais yang. Os nativos de zonas junto aos trópicos e ao equador são mais altos e esguios. Existem, claro, excepções, que são explicáveis através de factores ambientais, mais especificamente a alimentação. Actualmente, é comum as pessoas moverem-se de uma zona para outra do globo de modo que será muito raro constatar este efeito, pois será difícil encontrar alguém criado e com antepassados criados apenas num local do globo. No entanto, tal como nas plantas, mesmo em climas semelhantes verificam-se variações na influência daquelas forças em cada indivíduo.
Comments