Estudo em 20 países revela que consumir carne vermelha aumenta risco de diabetes
- Virgílio Azevedo
- 24 de ago. de 2024
- 1 min de leitura

O risco de diabetes de tipo 2 aumenta 15% com o consumo diário de 50 gramas de carne vermelha processada nos dez anos a seguir ao início deste consumo, revela um estudo feito a cerca de dois milhões de pessoas em 20 países, e publicado na revista científica "The Lancet Diabetes & Endocrinology". O estudo liderado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) revela também que no caso do consumo diário de carne de aves esse risco baixa para 8%.
Até agora este tipo de estudos era limitado e abrangia apenas grupos populacionais da Europa, Japão e EUA. Este envolve pela primeira vez populações do Sul da Ásia, América Latina e Médio Oriente. África ainda não é incluída porque os dados disponíveis são insuficientes.
"A nossa investigação fornece a evidência mais abrangente até o momento de uma associação entre o consumo de carne processada e carne vermelha não processada e um risco futuro maior de diabetes de tipo 2", afirmou a investigadora principal do estudo, Nita Forouhi, professora da Universidade de Cambridge.
Comentários