top of page

Biologia, Cancro e Macrobiótica 

Atualizado: 13 de mai.

Sylvia Ruth Gray com Olga Maria Gray*

 

Atualmente, existem inúmeras iterações de “dieta macrobiótica”, a maioria das quais não estão alinhadas com os ensinamentos de potássio-sódio de George Ohsawa. A mais comum e menos equilibrada destas iterações é a versão com alto teor de potássio e baixo teor de sódio. Esta dieta reflete a crença grosseiramente imprecisa de que o potássio, em qualquer quantidade, é benigno, enquanto o sódio pode ser prejudicial.

No outro extremo do espectro, algumas pessoas macrobióticas seguem uma dieta cetogénica, em que os alimentos são predominantemente provenientes do reino animal. Esta dieta é um grande contrapeso à abordagem de alto teor de potássio/baixo teor de sódio, ou seja, aumenta radicalmente a ingestão de sódio enquanto diminui radicalmente o potássio.

A curto prazo, os praticantes sentir-se-ão inevitavelmente energizados, os tumores poderão desaparecer, etc. Ambos os extremos acima mencionados carecem da utilidade a longo prazo da abordagem bioquímica/biológica de Herman Aihara (pioneiro em programas de saúde macrobiótica) para a prevenção ou o tratamento do cancro, uma abordagem para a qual existe um conjunto esmagador de provas, conforme referenciado neste artigo.

Aqui encontrará as informações divididas em segmentos “biologicamente lógicos”. Vão desde a composição do fluido intracelular às bombas e canais/proteínas transmembranares, que controlam a passagem de solutos para dentro e fora da célula em direção à membrana celular e ao fluido extracelular (dominantemente dividido entre sangue/fluido intravascular, e células/fluido intersticial). Depois entra no cerne da questão do sistema imunitário. Ficará surpreendido ao saber que os médicos que tratam doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, sabem há décadas que uma dieta rica em sódio ativa o sistema imunitário, enquanto uma dieta rica em potássio o desativa.

 

*”Ohsawa Macrobiotics”, edição de outubro de 2024


Posts recentes

Ver tudo
Uma Alimentação Natural (2)

Tal como dissemos anteriormente, um dos pilares de Os Três Pilares do Bem-Estar é a Alimentação, sendo, a ideia subjacente, a de uma...

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

© 2024 por Nuno Cesário

bottom of page