A Macrobiótica e Os Três Pilares do Bem-Estar (4)
- Joaquim Reis
- 19 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de out. de 2024
Os três pilares, a alimentação, a actividade e a espiritualidade, podem ser representados num diagrama como na Figura 1. Em cada um deles há movimento, yang, e repouso, yin, e, em cada um deles, podemos colocar mais ou menos movimento, mais ou menos yang, e mais ou menos repouso, mais ou menos yin. No triângulo da Figura 1, a espiritualidade está junto ao vértice do topo e a alimentação e a actividade estão junto dos vértices da base.

Figura 7- Os três pilares.
Porque ao topo, no cimo, se associa o que é não físico e à base, em baixo, se associa o que é mais físico, como se mostra na Figura 2.

Figura 2- O que é físico e o que não é físico nos três pilares.
Se empregarmos a imagem do movimento e do repouso, podemos visualizar alternativamente o mesmo triângulo como representado na Figura 3. Em termos de yin e yang podemos dizer que quanto mais próximo da base mais yang e quanto mais próximo do topo mais yin.

Figura 3- O que é movimento e o que é repouso nos três pilares.
Com um pouco mais de detalhe, numa outra forma de idealizar o mesmo triângulo de elementos, podemos dizer que a alimentação é um movimento de aprovisionamento, de assimilação, com um caudal de energia e matéria no sentido para o centro, para dentro (do corpo). A actividade é um movimento de distribuição, de dissolução, com um caudal de energia e matéria no sentido para a periferia, para fora (do corpo). Esta forma detalhada é representada na Figura 4.

Figura 4- O movimento e o repouso nos três pilares.
Este detalhe é, de outra forma, explicitado na Figura 5, onde se usam símbolos para representar o movimento para dentro, o movimento para fora e o repouso.

Figura 5- O movimento, e a sua direcção, e o repouso, nos três pilares.
E são os sentidos do movimento para dentro e do movimento para fora e o repouso explicitados na Figura 5 que as espirais da Figura 6 representam.

Figura 6- O movimento, e o repouso, na forma de espirais, no símbolo dos três pilares
Comments